Quando levar seu filho ao ortodontista? A importância da ortodontia preventiva

  • Home
  • Quando levar seu filho ao ortodontista? A importância da ortodontia preventiva
Shape Image One
Quando levar seu filho ao ortodontista? A importância da ortodontia preventiva

Como diz o famoso ditado , prevenir é melhor que remediar. Na odontologia com certeza é válido , principalmente quando falamos de ortodontia.

A ortodontia preventiva é responsável por evitar através de técnicas, o uso de futuros aparelhos ortodônticos e tratamentos mais complexos voltados para a arcada dentária do paciente, ou seja, empregam-se procedimentos clínicos que impede a criação de maloclusões (posicionamento inadequado dos elementos dentários). Por conta disso é necessário um acompanhamento precoce por parte do especialista para com o seu paciente.

Mas quando levar seu filho ao ortodontista? É importante a criança ter o acompanhamento odontológico desde o surgimentos dos primeiros dentinhos , pois assim vai criando um laço criança-profissional e com o tempo o medo vai se perdendo . Com a erupção ( nascimento ) dos demais elementos dentários , há a necessidade de avaliar em qual posição esses elementos estão surgindo em relação a arcada dentária. Quando o profissional nota que a criança apresenta características que podem evoluir para casos mais complexos da ortodontia ele opta pelo inicio do tratamento interceptativo ( onde usa-se aparelhos que ajudam na evolução do caso de forma positiva ) .

Não deixe passar muito tempo, a saúde bucal é tão importante quanto as demais áreas do corpo. Leve seu filho sempre ao dentista, proteja por ele o que ele ainda não tem noção do quão importante é, que são os dentinhos. Visite seu dentista e tenha uma vida cheia de sorrisos saudáveis.

Dr Adriano Almeida
Clínico Geral e Ortodontista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *